[Vídeo do projeto]

Equipa: Grupo 02:
Miguel Leite (Coord.) , Filipe Silva , Filipe Miranda , Francisco Heleno , José Paredes
Empresa: Sinuta SA.
Orientadores: Prof. Paulo Pedreiras (DETI)
Eng. Diogo Matos (Sinuta SA.)

A produção de energia elétrica 'verde' nunca foi um tópico tão importante, então, soluções inteligentes e que maximizem os recursos naturais disponiveis são aspetos cruciais neste paradigma. Desafiados pela Sinuta SA, o "START - Solar TrAcker with Remote conTrol" pretende maximizar a eficiência de um painel solar ao criar um sistema que o faça seguir o sol, conseguindo também medir e visualizar algumas métricas sobre a produção energética remotamente.

Desafio

Nos últimos anos, impulsionado por incentivos nacionais e europeus, o mercado das energias renováveis expandiu-se rapidamente. Especificamente, a capacidade de instalação solar em Portugal aumentou 45% entre 2021 e 2022, com o objetivo de atingir uma oferta de energia renovável de 80% até 2030 [1]. No entanto, o mercado atual de ‘solar trackers’, dispositivos que pretendem maximizar a eficiencia de paineis solares ao seguirem o sol, é muito limitado na Europa, especialmente para painéis com potências entre 90 W e 250 W, onde as opções disponíveis são caras e muitas vezes exigem que a montagem seja feita pelo próprio consumidor [2][3][4].

O desafio proposto pela Sinuta SA dividiou-se em duas vertentes diferentes que necessitavam de integração posterior. Por um lado, desenvolver um sistema que siga o sol para aumentar a eficiência de um painel solar de 100 W. Por outro, conseguir obter métricas do sistema, remotamente, para posterior tratamento e visualização numa aplicação móvel. Os objetivos inicias foram os seguintes:

  • Sistema que consiga um tracking solar eficiente;
  • Controlo dos atuadores com base no sistema de tracking;
  • Medição da potência produzida pelo painel solar;
  • Transmissão, tratamento e vizualização dos dados remotamente.

O diagrama de blocos abaixo apresenta a visão geral da solução proposta, com a definição inicial de algumas entradas e saídas do sistema.

Outro passo fundamental foi ter uma visão inicial da estrutura, que necessitaria de ser desenvolvida e montada pela Sinuta SA. Para isso, um modelo preliminar foi desenvolvido pela equipa, de modo a ser iterado posteriomente, facilitando algumas discussões sobre aspetos mais especificos. Neste primeiro modelo ainda estão presentes os sensores de luz, que na solução desenvolvida não foram escolhidos devido à existencia de uma opção mais vantajosa, o ‘tracking’ através de tabelas de valores.

Especificações do projeto/Resultados

Conforme o desafio proposto acima, de modo a compreender melhor os resultados obtidos durante a realização do projeto, iremos fazer uma breve explicação do sistema desenvolvido.

  • Protótipo final da estrutura

Trabalhando com o desenho preliminar da estrutura apresentado inicialmente, foi possível por parte da equipa da Sinuta SA. desenvolver um protótipo final que tivesse em conta os requisitos pretendidos.

  • Divisão do protótipo

No nosso sistema temos três sensores que lêem três variáveis importantes para a monitorização, sendo eles, um sensor de corrente (medição da corrente produzida pelo painel solar), divisor resistivo (medição da diferença de potencial produzida pelo painel solar) e um anemómetro (que indica a velocidade do vento, para finalidades de segurança). Para além dos sensores temos eletrónica de acondicionamento de sinal, uma fonte de alimentação que alimenta o circuito nesta fase de desenvolvimento e, por fim, dois atuadores que controlam o movimento do painel solar de modo a permitir um acompanhamento do mesmo ao longo do dia.

Todos os dados recolhidos são guardados numa base de dados localmente (no micro-computador) e numa base de dados na aplicação (plataforma simples e eficaz com todos os dados recolhidos, incluindo o estado de segurança do sistema).

Por observação do diagrama de blocos geral do sistema, podemos dividir em dois blocos, sendo um deles constituído pelos sensores e base dados. E o outro sendo constituído pelos actuadores. Ambos os blocos contém desenvolvimento em hardware e software, sendo a ponte desta divisão o micro-computador, que se encontra localmente.

  • Sensores
    • O circuito de medição de potência utiliza um divisor de tensão e um sensor de corrente para medir a saída do painel solar. Com base nas especificações do painel solar (tensão de circuito aberto de 45 V, corrente de curto-circuito de 2,7 A), foi concebido um divisor de tensão específico para medir a tensão do painel sob uma carga de 15 Ω a 100 W. Esta carga simula as ligações típicas a um inversor.
    • Para permitir a interpretação do sinal dos sensores, é utilizado um ADC externo, o MCP3008, devido ao facto de o microcomputador escolhido não possuir pinos analógicos. O ADC MCP3008 de 10 bits e 8 canais é económico, oferece uma boa resolução e é fácil de utilizar em aplicações Raspberry Pi via SPI.
  • Fonte de alimentação
    • Para alimentar todos os circuitos, a equipa desenvolveu a seguinte arquitetura: Uma fonte de alimentação AC/DC converte os 220 V AC da rede eléctrica para 36 V fixos, fornecendo energia aos dois motores de passo. Dois conversores de corrente contínua reduzem a tensão de 36 V para 5 V (exclusivamente para o microcomputador) e 9 V (para o anemómetro e os circuitos de controladores). Dois pequenos reguladores de tensão convertem ainda os 9 V em 5 V e 3,3 V para utilização nos circuitos de condicionamento.
  • Atuadores e seu controlo
    • O bloco dos atuadores requer ligações ao controlador e ao microcomputador para um controlo preciso.
    • O script de controlo do motor tem os seguintes requisitos:
      • Recuperar os valores tabelados do dia atual para os ângulos de elevação e azimutal
      • Aplicar estes ângulos como passos nos motores de passo, durante as horas de exposição solar e em períodos de 15 em 15 minutos;
      • Posicionar o painel solar numa posição de segurança em caso de vento forte;
      • Repor a posição do motor, determinando o seu valor absoluto;
  • Leitura dos sensores, transmissão e base de dados
    • O algoritmo lê os dados dos sensores, incluindo a corrente, tensão e velocidade do vento, convertendo-os para unidades SI e calculando a potência. Se a velocidade do vento ultrapassar um limite, a variável “Estado” muda para ativar o modo de segurança. Os dados dos sensores são armazenados na base de dados para uso em outros scripts, especialmente no script de transmissão. O diagrama de blocos seguinte representa o funcionamento do script.
  • Para este efeito, utilizámos o MQTT, utilizando um padrão de mensagens de publicação/subscrição. Nesta arquitetura, o broker atua como um intermediário que gerencia a troca de mensagens entre dispositivos ou aplicações. As nossas transmissões têm o seguinte padrão lógico:
  • Aplicação
    • A aplicação Android, criada em Kotlin, tem como objetivo apresentar os dados do sistema desenvolvido. Utilizando a sua base de dados local, a aplicação reduz as transmissões apenas às informações mais recentes e permite o acesso aos dados do sistema de monitorização.
    • A aplicação efectua consultas específicas para apresentar informações cruciais no ecrã inicial, ou pode calcular a média dos dados com base em intervalos horários, diários ou mensais, dependendo da escala selecionada no ecrã de dados. Além disso, os utilizadores podem configurar as definições de transmissão e gerir a base de dados através do ecrã de definições.
  • Protótipo final
    • Assim, foi possível fazer a montagem da maioria dos componentes antes da integração na estrutura metálica.
  • As restantes figuras demonstram todos os componentes integrados na estrutura incluindo o painel solar em diversas posições.

Mais informações do projeto

Toda a informação técnica do projeto, incluindo diagramas elétricos, testes, resultados e discussão, pode ser encontrada no ‘Technical report’: https://uapt33090-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/filipe_msilva_ua_pt/EaiuB8yWqDhHrOvBT4peR70BeoBuif-nOPwh6LFvYAYGRQ?e=Wdkpv0

  • Budget

Um dos desafios iniciais colocados pela Sinuta SA, e talvez o mais desafiante, foi tentar desenvolver uma solução com um custo competitivo, já que, como foi dito acima, as opções disponiveis no mercado são bastantes caras. A tabela abaixo mostra o custo do produto final, utilizando os componentes escolhidos pela nossa equipa. Em falta está o custo da estrutura metálica e algum material básico como cabos elétricos, zipties, entre outros.

  • Referências

[1] Mordor Intelligence™ Industry Reports. PORTUGAL SOLAR ENERGY MARKET SIZE & ANÁLISE DE QUOTA - TENDÊNCIAS DE CRESCIMENTO & PREVISÕES (2023 - 2028), Mordor Intelligence. https://www.mordorintelligence.com/pt/industry-reports/portugal-solar-energy-market

[2] Black Friday Mega Store, Diy DC Dual Axis Pan Tilt Solar Tracking (16/10/2023), https://www.Diy DC Dual Axis Pan Tilt Solar Tracking

[3] The Solar Store, Wattsun AZ-225 Dual Axis Active Solar PV Panel Tracker (16/10/2023), https://thesolarstore.com/wattsun-az-225-dual-axis-active-solar-pv-panel-tracker-mount-to-190sqft-p-1100.html

[4] Eco-Worthy-UK, Dual Axis Solar Tracking System with Solar Tracker (16/10/2023), https://uk.eco-worthy.com/products/dual-axis-solar-tracking-system-with-solar-tracker